DIÁRIO ANÍMICO


Primeiro dia




Caminhar e procurar... De súbito, encontrar a Lagoa do Capitão a meio do caminho, nas imediações da montanha do Pico, um estrato vulcão que, com 2351 metros, é o ponto mais alto de Portugal. Quero saber mais... E pergunto, e procuro pelos segredos que acordam e fascinam... Ouço dizer a quem nos guia, calma e distintamente, sobre a Lagoa do Capitão, escondida no alto da minha memória, a lagoa «encontra-se inserida na área de Paisagem Protegida, da Zona Central do Parque Natural da Ilha do Pico... É abrangida pela Rede Natura 2000 e pelo geossítio do Planalto da Achada, do Geoparque Açores.» A Lagoa do Capitão, que guardo no pensamento... E ouço explicar ainda «à semelhança das restantes lagoas da ilha do Pico, é considerada de pequena dimensão e pouco profunda (área: 0,026 km2, profundidade máxima: 4,5 metros), no entanto, minha senhora, é a maior da ilha do Pico, situando-se a uma cota média de altitude que ronda os 826 metros.»




Segundo dia



Caminhar e procurar, depois parar e observar com atenção e empenho. Assim é a viagem ao destino de hoje. Caminhar por entre a natureza divinizada e fazer parte dela, vê-la aqui no centro histórico de Angra do Heroísmo, dentro da Ilha Terceira, cercada pelo azul misterioso do mar. Andar lentamente por causa da humidade do ar e do calor da terra. 

O jardim chama-se Duque da Terceira, um dos jardins clássicos do arquipélago, plantado no espaço do antigo Convento de São Francisco. Avanço... Avanço por entre caminhos verdes e negros, que as pedras de basalto desenham, até subir e me encontrar no Alto da Memória, onde sei que existiu um castelo... O Castelo dos Moinhos. Sinto vontade de descobrir mais, porque estar aqui é revisitar o jardim botânico da minha infância, e, meu amor, tu estás lá e aqui também. 

Um lugar de sonho propício às leituras. Vejo uma biblioteca, mesmo simbólica que seja. Foi pensada nos mais novos. A flora que me rodeia é encantada... Uma colecção de plantas exóticas que me extasiam; as espécimes tropicais e subtropicais que vejo misturam-se com outras provenientes de regiões temperadas, reunidas aqui desde os Descobrimentos... Avanço, o mais importante é avançar, em paz e silêncio, e abrir os meus olhos perante as faces camaleónicas da natureza... 





2 comentários:

  1. "Caminhar e procurar, depois parar e observar com atenção e empenho. Assim é a viagem ao destino de hoje". A descrição faz par exato com as imagens, o texto também tem musicalidade, lendo se pode imaginar no lugar que o inspirou.

    ResponderEliminar