MARIA JOSÉ ANTUNES FRANÇA

Bisneta do poeta Manuel Simões "Lata", Maria José Antunes França nasceu em Ceira, a 26 de novembro de 1940. Estudou na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra. Foi enfermeira até se reformar. O seu talento para a literatura é evidente, visto que foi agraciada com vários prémios, nas modalidades do conto e da poesia. Alguns desses contos, através dos quais nos apercebemos da criatividade e sabedoria da autora, foram apresentados nos Jogos Florais de Ceira, realizados entre 1993 e 1996, e são publicados neste volume de Contos de Ceira ao Luar. Uma destas narrativas intitula-se "O Poeta Oculto", alusiva a uma figura erudita de Ceira, que viveu no século passado, foi contemporâneo de Fernando Pessoa, cuja obra está ainda por editar.



"O Poeta Oculto" - Manuel Simões "Lata" com a sua famíla.



A obra Contos de Ceira ao Luar é uma coletânea de dezoito contos, escrita por duas autoras, mãe e filha, residentes em Ceira, que percorre uma longa trajetória, dando a conhecer a vida quotidiana do século XX e princípios do XXI. Costumes, festas, tradições, histórias, lugares, personagens castiças, existentes em Ceira e em Coimbra, reaparecem-nos engrandecidas, como se pedissem para as recordarmos hoje, no espaço da ficção. Este mundo antigo envolvente, rural, duro e pobre entrecruza-se com a atualidade, onde se repetem os temas da esperança, da fantasia, do onírico, do absurdo, do amor, da velhice, do tempo e da morte.




Capa, contracapa, badanas e lombada.

Maria José Antunes França e Anabela França Pais


Anabela França Pais é professora de Português/Inglês, mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra, desde 2007, e estudante do Doutoramento em Literatura Portuguesa. Analisou, na tese de mestrado, Figuras Literárias no Labirinto da Ficção – O Caso de Ricardo Reis, a heteronímia pessoana e aspetos novos da prosa ricardiana. Entre a poesia e a prosa que escreveu, as obras que destaca são os romances: A Lição de Deus, Chiado Editora, 2015 e Não Há Inverno Sem Lágrimas, Chiado Editora, 2016, Contos de Ceira ao Luar e Flores Sagradas, Diário I, edição de autor, janeiro 2022. 





1 comentário:

  1. Gostaria de saber se a D. Maria José Antunes França era filha do médico José Maria Antunes Júnior e neta do também médico José Maria Antunes. A razão desta minha curiosidade é que possuo uma fotografia oferecida por José Maria Antunes a um meu parente de Ovar que deduzo ser deste médico quando estudante. Serafim Rodrigues (rodriguesserafim@sapo.pt)

    ResponderEliminar