CONTOS E ROMANCES!


Afinal existem anjos!

Numa noite de inverno, o esposo de Benedita morre num acidente de viação. Porém, mantem-se atento à esposa, vigiando-a, conversando com ela, até se revelar completamente, ao ponto de ela conseguir vê-lo e senti-lo. Paralelamente, o mundo transcendente é uma , uma descoberta fascinante. Daniel vai conhecê-lo através de um guia espiritual. Ajudado por um mensageiro, que esclarece dúvidas sobre um Deus que lhe parece castigador e justiceiro, Daniel tem de fazer a sua parte, a fim de compreender o Mistério.

Um pássaro pedagogo, atento aos alunos, a cantar para eles, enquanto a professora se ausenta do lugar; uma investigadora que descobre o espólio de um ancestral, na sua própria casa; a escrita das vidas, que ficaram suspensas, durante a pandemia; uma jovem que narra a história do seu rapto, as torturas que sofreu, encarcerada em casa do criminoso; a mulher solitária, que vive dentro de um museu, salvando-se pela arte, até chegar ao transcendente; um estudante universitário extraviado, resgatado por um profeta, que enceta uma nova vida; o pianista apaixonado por uma jovem ucraniana refugiada; uma mulher transformada em livro pelo homem que a compra; o viajante que, alguns anos depois de sepultado, foge do cemitério e regressa a casa, à procura da sua identidade; um poeta neorromântico que se foi libertando das leis do esquecimento.


Numa noite de inverno, Daniel morre num acidente de viação. Espiritualmente mantem-se atento à esposa, vigiando-a, conversando com ela, até se revelar aos seus olhos. O mundo transcendente é uma descoberta fascinante, sem igual. Daniel aprende a conhecê-lo através do amor e da arte. Uma vez que o céu começa na Terra, analisa a condição humana e tenta compreendê-la, sobretudo porque vai ser pai. Ajudado por um mensageiro, que esclarece as suas dúvidas sobre um Deus que lhe parece castigador e justiceiro, Daniel tem de fazer a parte dele para entender o Mistério, ser um anjo e regressar purificado.



Nesta coletânea, oscilam os problemas do nosso quotidiano agitado em contraste com a lentidão da vida nos inícios e meados do século XX. Sucedem-se, uns atrás dos outros, em alternância, episódios como as noites de um barqueiro na taberna, a mulher aflita que procura a curandeira porque já não pode ter mais filhos, o jornalista que é um pai preocupado com o mundo atual e deixou de escrever sobre política, o alfaiate erudito e trabalhador, pensador e solidário, os médicos, os padres, alguns deles calaceiros, os serões em casa do poeta oculto, as diferenças entre o curandeiro moderno e a curandeira antiga, a casa queimada e os segredos que ela escondia na terra, a estalagem da Catraia e as festas que os arraianos faziam quando ali chegavam com os seus cavalos e mercadorias, como a peça da perdição proibida pela Igreja, a casa do Ramal e o sonho generoso da bondosa D. Virgínia, o Hotel da Quinta das Lágrimas como local propício para amar, realçado até ao final da obra no conto “Silêncio Perpétuo”. Não faltam neste livro alusões ao professor de hoje e ao professor antigo, que ralhava e batia, dava com a cana nas orelhas das alunas até lhes deixar tortumelos... No fundo, estes contos são memórias e ocorrências dos anos passados em Ceira, são histórias engraçadas desta freguesia de Coimbra, nas quais todos os dramas são espelhos que refletem a nossa condição humana.



O romance A Lição de Deus entrecruza a história dramática de duas mulheres, avó e neta, Madalena (uma bailarina) e Francisca (avó de Madalena) descrevendo as suas vivências, durante uma época de crise existencial, patente a vários níveis: espiritual, emocional e motor. São ambas ajudadas por uma personagem que se revela no final do romance e assina as cartas (com que tenta ajudá-las) com as iniciais J. C. O romance explora e analisa o tema do AVC, da depressão e da cura, ou atenuação dos sintomas, através do nosso conhecimento enquanto pessoas e também através da fé e da esperança, além do tratamento médico. Pode considerar-se um romance epistolar, ensaístico e de autoajuda, para quem se deixar ajudar... 
Os meus livros estão à venda no site da Chiado Editora. 
https://www.chiadoeditora.com/livraria/a-licao-de-deus




Não Há Inverno Sem Lágrimas é um romance sustentado no drama de um homem que contraiu a doença da sida e que, ao sabê-lo, se defronta entre a angústia, o desespero, o desânimo, a desesperança, a discriminação social e o amor que o une à colega, que foi sua aluna e por quem se apaixonou. A autora, que tem estudado esta doença, em colaboração com médicos especialistas, associa a realidade à ficção, adoçando ou relativizando o espectro do mal, pela grandeza de amar. No percurso de dez anos persiste uma cadeia de valores que se entrecruzam entre o factor social, a própria lei, a liberdade condicionada e o irresistível poder da paixão, esta caucionada pelas condicionantes que a sociedade e a doença colocam, que prejudicam e quase inviabilizam a riqueza de amar. Entre as vozes de carinho e estímulo persistem os preconceitos e indecisões do doente. Porém, acaba por triunfar o amor, independentemente, da doença. Um livro de pujante realidade.” 
Dr. Mário Nunes, in Diário as Beiras, 16 de Novembro de 2012. 

http://www.asbeiras.pt/2012/11/opiniao-duas-escritoras-e-tres livros/  






6 comentários:

  1. Estranho... o que é que aconteceu ao contacto que coloquei agora mesmo?

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada! Esse blogue afinal ainda existe! Vou lá espreitar!

      Eliminar
  3. Decidi manter o eu blogue ativo... ajuda-me a ler mais!! O teu tem a vantagem de ter textos produzidos por ti!! É outra riqueza, sem dúvida!!

    ResponderEliminar